[push h=”20″]

A Osteopatia é uma especialidade em grande evolução a vários níveis, enquanto crescimento científico, técnico e prático. Esta evolução é impulsionada pela crescente procura dos cuidados dos profissionais. Estes, por seu turno, com grande empenho e dedicação, procuram o aperfeiçoamento constante, melhorando competências e aperfeiçoando técnicas que permitam melhores resultados.

Osteopatia tem várias áreas de intervenção. Na área da gerontologia, os cuidados continuados, é onde poderá ter maior eficácia e retorno, pois apesar de lento é muito estimulante, prevenindo complicações secundárias, promovendo o bem-estar e conforto, requalificando, melhorando e até elevando os padrões de vida nos idosos.

Na área da ortopedia, a especialidade pode tratar patologias do foro físico tais como entorses, tendinites, bursites, lombalgias (dores de costas), ciáticas, dores musculares, escolioses, lesões desportivas, entre outras.

artigo_perda-dentaria

Na área da Neurologia trata ataxias (alterações de equilíbrio, coordenação), distrofias musculares, entre outras patologias que, com frequência procuram resposta na Osteopatia.

Na área da Reumatologia as artroses, artrites, osteoartrose, espondilites, patologias degenerativas, sacro-ileítes.

Na área vestibular, a reabilitação vestibular que tem particular importância para recuperar equilíbrio e o alívio das vertigens. A.T.M. nas dores frequentes da região cervico-dorsal que também tem imensa importância na postura, audição, visão, fala, deglutição e na mastigação.

A Osteopatia embora não seja a solução para todas as doenças, é uma terapia de importância fulcral para os problemas osteomusculares, pois tem efeitos muito benéficos na população em geral e na faixa etária dos idosos, em particular, contribuindo para a manutenção da saúde e bem-estar, de modo a manterem a sua dignidade, autonomia e independência, permitindo assim um envelhecimento ativo, com autonomia e independência real.

Rui Loural
OSTEOPATIA